'' Gilmar Belenos ''




Ganesha 
Deus dos começos auspiciosos e removedor de obstáculos


Ganesha é muito interessante e sagrado, ele é um deus muito lindo e rico em simbologias, uma grande união da energia pura de criança com a força de um guardião corajoso. 
Como manda a lenda, Faço aqui justo a honra de Ganesha ser o primeiro nos estudos do Hinduísmo aqui no blog.
Trago um resumo simples, introdutório do quanto grandioso esse Deus é, espero que gostem e assim como eu entendam as varias formas em que ele é descrito, sendo que a interpretação deve ser levada mais a fundo, com base na simbologias que o leve ao conhecimento que Ganesha nos transmite com suas radiantes emanações, pra mim é como se o soberano Grande Espirito em Mitologia manifestasse em formas (encarnações) a nos transmitir vibrações determinadas, nos dando a oportunidade de entendimento. 
Amo todas as formas de Deus, e em breve estarei postando algumas fotos de Pinturas que farei desse Panteão de Beleza, conhecimentos e devoção... Namaste...


"Om Shri Ganeshay Namah"



Ganesha
Vidya - Varidhi e Buddhi - Vidhata 
( Esta é a forma como Ganesha é descrito nas escrituras religiosas)

Uma noite, Vishnu apareceu para Shiva e Parvati e pediu-lhes que permitissem ser seu filho. Eles concordaram e Vishnu transformou-se em uma bela criança, para felicidade de seus novos pais. Nessa ocasião feliz, todos os Deuses vieram para abençoar a criança. O próprio Vishnu abençou-se como um repositório de conhecimento; Brahma concedeu-lhe fama e graça de ser o Deus mais venerado, e Lakshmi disse que estaria presente em todos os lugares em que essa criança fosso adorada. Da mesma forma outros Deuses e Deusas o abençoaram com graças e qualidades.


Origem

De acordo com a lenda, a Deusa Pavati, mãe de Ganesha, querendo banhar-se com privacidade, criou Ganesh de seu suor e pediu-lhe que ficasse á porta, montando guarda. Algum tempo depois, Shiva retornou de uma longa viagem e foi impedido de entrar nos aposentos de sua esposa Parvati, pois Ganesha não o conhecia. Shiva ficou tão furioso que cortou a cabeça de Ganesha. Quando Parvati chegou e explicou que Ganesha era seu filho, Shiva ficou desnorteado. Ele mandou que seus soldados saíssem e lhe trouxessem uma criança cuja mãe estivesse adormecida para que ela não sentisse a dor da separação do seu filho. Eles encontraram um bebê elefante nessas condições e o levaram para Shiva, que transplantou a cabeça do pequeno elefante para o corpo de Ganesha, fazendo com que ele voltasse à vida. Mas Parvati continuava muito inconformada com tudo com tudo que acontecera. Para agrada-la, Brahma concedeu uma graça muito especial para Ganesha, fazendo com que dali em diante ele fosse o primeiro de todos os Deuses a ser reverenciado e que recebesse primazia nos cultos e adorações.


Importância

Ganesha é o Deus dos começos auspiciosos. As principais cerimonias religiosas e outras atividades começavam com a frase "Om Shri Ganeshay Namah", que siginifica "nós oramos para Ganesha".
Suas bençãos são convocadas para superar todas as dificuldades e garantir sucesso em qualquer empreendimento.
Conforme concedido por Brahma, ele tem precedência sobre os outros. Diz ainda a lenda que certa vez houve uma competição entre os Deuses pela primazia nos cultos. Ficou decidido que o vencedor seria o Deus que nais rapidamente desse a volta no Universo. Todos os Deuses e Deusas iniciaram a grande corrida em seus mais rápidos veículos enquanto que Ganesha, limitado pelo tamanho de sua barriga e por ter como veiculo um rato vagaroso, deu uma volta ao redor de seus pais e sentou-se. Ele foi declarado vencedor, já que Shiva e Parvati eram considerados como o próprio Universo. Desde então Ganesha é tratado como o primeiro deus a ser venerado.

Morada
Eterno e Onipresente, ele geralmente está no Monte Kailesh com seus pais, Shiva e Parvati.
Ele esta presente em todos os templos de Shiva e Parvati, sua imagem geralmente é colocada na entrada dos templos em reverencia à posição de guarda na câmara privada de Parvati.


Representação típica
  • Ganesha tem cabeça de elefante e quatro braços que seguram uma concha, um disco, uma clava e um lírio.
  • Tem uma serpente ao redor da cintura, e o rato, seu veiculo, aparece sempre ao seu lado.
  • É sempre representado com uma bandeja de doces Modak (uma bandeja de doce feito de coco e farinha de arroz), e tem uma grande barriga.
  • Em algumas imagens ele é mostrado segurando um arco de cana-de-açúcar.
  • Algumas vezes ele aparece em uma postura divertida de dança.
  • Para mostrar sua asociação com conhecimento e prosperidade, ele aparece, algumas vezes, sentado ao lado de Lakshmi e Saraswati.
Dados interessantes
  • Seu veiculo, o rato, simboliza habilidade, esperteza dando a capacidade de destruir qualquer obstaculo.
  • Quando Parshuram ( uma encarnação de Vishinu) veio visitar Shiva no Monte Kailash, ele estava dormindo e Ganesha não permitiu sua entrada. Parshuram ficou tão furioso com isso e atacou Ganesha com seu machado (um presente de Shiva). Entendendo que era um objeto sagrado originado de seu Pai, Ganesha recebeu o golpe com humildade, aparando-o com suas presas, dendo uma delas ficado seriamente danificada. Por causa disso, Ganesha é também chamado de Ekdant.
  • Diz-se que Ganesha tem duas esposas, Siddhi (Sucesso) e Riddhi (Prosperidade). Presume-se, portanto, que quem quer que venere Ganesha e o agrade é reconpensado com sucesso e prosperidade.
  • Seu irmão mais velho é Kartikeya.
  • Em Kerala, a imagem de Ganesha é coberta com um preparado adocicado em honra a seu gosto por doces.
  • A suástica é conhecida como simbolo de Ganesha.                  




Categories:

Leave a Reply

Blogroll

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...