'' Gilmar Belenos ''





"ayahuasca"santo daime




O uso da bebida sacramental era restrito a família imperial inca, descendente de Inti, o rei Sol. Com a destruição do império, introduziu-se junto a várias tribos indígenas da região amazônica peruana, colombiana e brasileira, onde tornou-se conhecida por vários nomes, principalmente Ayahuasca e Yagé.Conforme relatos históricos, o príncipe Atahualpa se rendeu aos invasores espanhóis , tentando negociar a própria vida em troca de grandes quantidades de ouro. Como se sabe, confiar nos espanhóis custou-lhe a vida, pois mesmo entregando dezenas de metros cúbicos de ouro, acabou assassinado.Conforme a lenda, o príncipe seu irmão, Huascar, teve a sensatez de seguir as orientações da bebida sagrada e abandonou o império à tempo, refugiando-se na floresta amazônica. Lá divulgou a bebida , que recebeu o seu nome.
Errôneamente denominado "chá" - uma vez que não se trata de infusão, mas de uma longa decocção do cipó cientìficamente chamado Banisteriopsis caapi com as folhas de um arbusto da família das rubiáceas, denominado Psychotria viridis - a poção Ayahuasca difundiu-se, durante séculos, dentre as dezenas de tribos nativas da bacia amazônica, muitas vezes com acréscimo de outros vegetais.
Rebatizada de "Santo Daime", constitui-se apenas do cipó Mariri - ou Jagube - e das folhas da Chacrona. O "mestre" e a " rainha"o" Deus e a Deusa", princípios masculino e feminino, yang e yin, que, unidos, proporcionam Cura, força e vidência - a chamada "miração".





















" Farmacologia e associação com medicamentos"


As folhas da chacrona contêm o alcalóide DMT (dimetiltriptamina), com a fórmula química idêntica a de um neurotransmissor (a serotonina). Não são psicoativas quando ingeridas isoladamente, devido a rápida destruição deste alcalóide pela MAO ( monoamina oxidase), uma enzima naturalmente presente no organismo humano. Esta enzima, fisiològicamente presente no sistema digestivo, tem como função destruir as diversas monoaminas naturalmente contidas nos alimentos.
As betacarbolinas ( harmina, harmalina e tetra-hidroharmina) contidas no cipó jagube têm ação inibidora sobre a MAO, elevando os níveis de serotonina no organismo. Assim, cerca de trinta minutos após a sua ingestão, já atingindo o intestino delgado, seu principal alcalóide psicoativo é absorvido pela corrente sangüinea, segue até o sistema nervoso central. Efeitos purgativos e eméticos podem ocorrer.
A DMT , tão logo ingerida, é normalmente oxidada e decomposta pela enzima MAO. No caso da Ayahuasca, no entanto, ocorre que as betacarbolinas contidas no jagube inibem a enzima MAO , a ponto de evitar a degradação da DMT, possibilitando a sua absorção e penetração na corrente sabgüinea, afetando os neurônios serotonérgicos e gerando uma hiperestimulação das funções cerebrais perceptivas, cognitivas e menemônicas, que desencadeia uma liberação de emoções reprimidas, recordação de memórias remotas e geração de imagens arquetípicas.
Por uma questão de prudência e prevenção de problemas, o uso da Ayahuasca / Santo Daime deve ser evitado concomitantemente com elementos inibidores da MAO, já que poderia levar à chamada "síndrome serotonérgica". Também não é recomendado para pessoas em tratamento com fármacos psicoativos, principalmente anti-depressivos.
O seu uso é contra-indicado para usuários dos seguintes medicamentos:
Fluoxetina (Prozac e similares), Paroxetina (Aropax, Cebrilin, Pondera), Sertralina (Novativ, Sercerin), Citalopram (Denyl, Cipramil), Imipramina (Tofranil), Desipramina (Norpramina), Clomipramina (Anafranil), Venlafaxina (Efexor), Tranilcipromina (Parnate, Stelapar), Fenelzina (Nardil), Lítio (Carboclim, Litiocar, Neurolithium), Ritalina.
Além disso, não é apropriado para pessoas com personalidades esquizóides, pré-psicóticos e neuróticos com instabilidade de identidade e altos níveis de ansiedade, como síndrome do pânico.
texto de;Ceu da águia dourada .









































"legalização"


Desde os anos 60, que pesquisadores e autoridades têm acompanhado o desenvolvimento e a expansão da nossa linha enteógena espiritualista. Em 1982 foi formada a primeira comissão multidisciplinar (com médicos, antropólogos, psicólogos, representantes do Ministério da Justiça, Polícia Federal e Exército) para averiguar in loco o fenômeno do Santo Daime / Ahyauasca, na fase final de vigência dos governos ditatoriais militares.
Duas comissões visitaram, primeiro o seringal Rio do Ouro e depois o embrião da Vila Céu do Mapiá, saindo muito bem impressionadas com o que viram. Muitos testes e entrevistas foram feitos com amostragens significativas da população local. Seus resultados atestaram excelentes índices na aferição e avaliação de diversos aspectos da vida social, espiritual e pessoal dos seus membros. Foi constatado um forte vínculo de coesão social e cooperativismo nato entre os participantes da Comunidade do Daime. Foram observados, também, graus bastante superiores de saúde, educação, organização e qualidade de vida em comparação com todos os assentamentos similares encontrados calha rio Purus.Em 1984, através do CONFEN - Conselho Federal de Entorpecentes, orgão do Ministério da Justiça encarregado de planejar e gerir a política governamental sobre o uso de drogas e fármacos, foi criada uma Comissão de Trabalho para estudar específicamente a questão do uso ritual da ahyauasca. Ao longo de 1985 e 1986, este grupo realizou diversas visitas às comunidades usuárias, inclusive ao Céu do Mapiá, onde confirmou os pareceres positivos das comissões anteriores.
Foram constatados novamente um elevado grau de organização social, solidariedade, coesão e capacidade de trabalho da comunidade. Os indicadores de qualidade de vida lá encontrados (ausência de alcoolismo, desnutrição crônica, mortalidade infantil e delinquência quase 0, ausência de violência, padrões dignos de moradia, alimentação e trabalho) levaram o Grupo de Trabalho do CONFEN a concluir, em 1987 que:"os rituais religiosos realizados com a bebida sacramental Santo Daime/Ahyauasca não traziam prejuízos à vida social e sim, contribuiam para a sua maior integração, sendo notório os benefícios testemunhados pelos membros dos grupos religiosos usuários"Por outro lado, o resultado das pesquisas farmacológicas e psico-sociais junto às comunidades de usuários, constatou a não existência de nenhum risco de adição e dependência no uso dessas substâncias em contexto ritual.
Foram pedidos vários pareceres aos mais eminentes pesquisadores da área de psico-f·rmicos, e todos foram taxativos em afirmar, corroborando resultados já anteriormente divulgados, de que:"o Santo Daime não apresenta características do abuso de drogas, pelo seu uso ritualístico, descontínuo e ausência de alterações comportamentais."Outros Pareceres FavoráveisEm 1991, outras pressões e denúncias de setores descontentes com a legalização da bebida levaram à constituição de uma nova comissão que executou novos estudos e visitas às principais entidades ahyauasqueiras e daimistas. O CONFEN voltou a se manifestar pela continuação de um acompanhamento do uso ritual da bebida, sem adotar orientação proibicionistaCom isso se beneficiou o governo, a comunidade científica e de pesquisa, interessada nesse campo e, claro, as entidades usuárias, que puderam continuar desenvolvendo o seu trabalho de forma cada vez mais responsável, realizando inúmeros benefícios aos seus membros, não apenas na parte espiritual, como também em termos de assistência social e caridade .

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