'' Gilmar Belenos ''



Gales,no oeste das ilhas británicas,é uma dramatica terra celta,rica em mitologia do sobrenatural.Uma história de paixão que começou nos pés da Black Mountain,refleti a crença celta na água como uma passagem para o outro mundo.
Llyny fan fach é um lago glacial no parque nacional Brecons Beacons,formado durante a era do gelo,quando o lento movimento do gelo deixou uma cratera gigante na terra,na forma de um lago.Uma ins piração para histórias sobre criaturas magicas que surgiam das águas magicas e misteriosas.
Dis a lenda que o lago é infinito,lar de uma mulher sobrenatural,que surgiu no mundo mortal e mudou esse lugar para smpre,a herança das histórias vive em Gales através de contos como esse.
Um pastor vivia atrás das montanhas,e sempre que podia,ele a subia,ele sentava à margen desse lago e observava suas águas.Ele era fascinado pelo local.
Em um dia de verão ele viu! uma mulher sentana sobre a água que não fazia nenhuma ondulação.O pastor tentou atrai a mulher com pão,mas ela recusou,no outro dia,ele lhe ofereceu a massa novamente,mas não teve sorte.Foi apenas na terceira tentativa,quando ele lhe ofereceu algo,entre pão e massa,que ela aceitou.Ela olhou para aquilo,olhou para ele,sorriu,se levantou e começou a andar pelas águas.Ela cantou uma musica de invocação,e das profundezas do lago sairam vacas,bois e um grande touro branco.
Eles vinham com seus chifres cheios de algas,ela caminhou de seu mundo pra o dele,pegou de suas mãos o que ele oferecia e disse...
-Isso é bom voçê me ganhou,eu lhe darei três filhos,mas na terceira vez que me ferir,eu o deixarei.
A mulher do lago é um asunto comum na mitologia celta,a mais famosa é aquela que apresenta a espada magica.Excalibur,ao Rei Artur,mulheres sobrenaturais são espiritos que surgem no mundo mortal.Elas são bonitas,desejáveis e perigosas.
Existem muitas histórias de mulheres que saem de lagos pela Europa,mas o que encontramos apenas no contexto celta ,é uma mulher que sai de um lago e diz ao seu futuro marido,"ficarei com voçê até faça algo,então eu o deixarei".Ela esta mais controle do relacionamento,a mulher do lago Gales mostra autoridade ao avisar o pastor,que ira embora se apanhar três vezes,mas a imperfeição humana fas com que ele à machuque duas vezes,dando-o uma ultima chance.
 Um dia o pastor caminha á margem do lago quando viu um cavalo,ele não perderia uma chance como essa,então,disse a sua mulher ,-sei que conheces a palavra magica,sussurre-as no ouvido do cavalo e segure-o lá,até eu trazer o cabresto.
E assim ela o vez,ele jogou o cabresto na cabeça do cavalo,mas foi muito longe e alto,ele perdeu o cavalo e machucou o pulso de sua esposa.Ela olhou para sua mão,olhou para ele,se virou e começou a andar sobre as águas,o gado e o grande touro branco seguiram-na para as águas.
O pastor entrou no lago e estendeu a mão,mas ela já estava fora do seu alcance então ela e os animais se foram.




"Mitos celtas" edição;especial misterios

Categories:

Leave a Reply

Blogroll

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...